Depressão: Causas e Tratamentos
Depressão é um transtorno de saúde mental caracterizado por falta de significado na vida, grande tristeza de forma permanente, falta de propósito e sensação de irrealização, dentre outros sintomas.
As causas principais desse problema tão presente em nossa sociedade, consderado o mal do século XX, são fatores como:
1- Abusos: A nível físico (agressões), sexual ou emocional (humilhações, exposições).
2- Conflitos: Pode ser desencadeada em virtude de situações conflituosas vivenciadas como brigas em família, estresse contínuo ou disputas em geral.
3- Histórico Familiar: Como um problema recorrente em família, transgeracional. Atualmente está em estudo a correlação genética.
4- Questões hormonais, por exemplo podem desencadear desequilíbrios de humor.
A terapia é fator fundamental para que se alcance a origem do problema, de modo a ser hábil a auxiliar na ressignificação e eliminação dos sintomas.
Trata-se de um problema sério e deve ser tratado como tal. A depender do nível de enraizamento, pode ser recomendado o uso de medicamentos psiquiátricos prescritos por profissional da área.
Não se engane: Autoconhecimento, através da terapia, se faz imprescindível para sair do estado depressivo.
A Psicanálise auxilia nesse resgate pessoal, de modo que o deprimido pode compreender a origem de seu sofrimento, conferir compreensão necessária e desenvolver a resiliência para seguir em frente com sua vida, sem essas amarras mentais que lhe propocionaram sofrimento atroz. É um percurso pela vida. Aqui no meu site você poderá encontrar outros artigos sobre a Psicanálise e sua eficácia.
Não se deve acreditar em proposições de soluções mágicas, imediatistas e com promessas fantasiosas e falaciosas. Isso tem vitimizado ainda mais pessoas em estado de vulnerabilidade e proporcionado a piora nos sintomas.
A depressão é um sinal de que devemos parar para refletir sobre a vida, repensar posicionamentos, escolhas, companhias, paradigmas e ideais. É um sinal de descontentamento com algo que ocorre ou que tenha havido. Ela nos mostra que nós, sem exceção, somos singulares e precisamos nos direcionar a ouvir o que nosso íntimo pede como expressão.
Em um mundo no qual já chegamos com vários rótulos propostos e, por diversas vezes, impostos pela sociedade e onde há verdadeiras batalhas por poder e massificação, ser original é um desafio.
Aprender a lidar consigo, a não se importar com essas premissas sociais e se proporcionar bem-estar amplo são pontos chave para prevenir adoecimentos.
Não é normal esperar pelo final de semana para se sentir livre, tampouco é saudável permanecer em sofrimento e se esquivar de solucionar os problemas. Sobretudo os psíquicos. Tratar das dores emocionais é fundamental para alçar voos mais altos.
