O que faz a vida valer a pena?

É inegável que desde a concepção somos acometidos pela sociedade vivente neste mundo em experiências de diversas naturezas. 

Não saímos ilesos de ninguém ou de nenhuma experiência vivenciada. 

Diante desses fatos começamos, ainda muito cedo, a tecer reflexões que moldam comportamentos e fabricam formas de pensar a respeito de tudo e de todos. Nossas memórias falam muito sobre nós, assim como nossas atitudes.

Mas o que faz valer a pena tudo isso? Essa é uma resposta que pode ser extensa mas, sobretudo, individualizada. Cabe a cada um de nós eleger ou ainda elencar os motivos de se viver o que se vive e ainda localizar meios para sonhar e almejar algo.

Somos seres desejantes. Eternamente desejantes enquanto houver cognição, ao menos... 

Mas... o que nos move? O que nos faz seguir adiante, transpor obstáculos, sorrir, correr, caminhar, chorar, viver? Vivemos ou apenas existimos? 

Viemos a partir de ações praticadas por nossos genitores, fomos moldados fisicamente, nascemos, tentaram nos moldar a personalidade, nos desenvolvemos ao menos minimamente, crescemos, envelhecemos... Uma regra básica da vida é o desenvolvimento. E ela deixa isso bem esclarecido. Se não nos desenvolvermos, tudo obstrui.

Talvez a sensação de tudo dar errado venha a partir disso... Cabe um exame de consciência. Seguimos o fluxo da vida ou nadamos contra ele? Não podemos esquecer que a existência é soberana. Não há possibilidades de sermos maiores do que sua natureza. 

O que vale a pena nisso tudo? O que te faz alegre? o que te completa? O cantar dos pássaros? Isso, particularmente, me encanta. 

O que te fez seguir em frente esses anos todos? O que te faz valorizar essa sua experiência de vida? 

Você realmente pensa que a vida pode ser mais leve e profunda ao mesmo tempo? Por qual motivo grande parte da população humana permanece nos moldes selváticos? Já passou da hora de essa postura mudar, não acha? E isso depende de cada um de nós. 

São tantas questões quantas são as impressões que cada um de nós pode ter a respeito desse tema. Sigamos!

--

Lúcia Rebelo

Psicanalista

www.luciarebelo.com.br 







Postagens mais visitadas